Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS


LAJOS TAMÁSI


Lajos Tamási ( Nagykónyi , 1 de janeiro de 1923 – Budapeste , 26 de novembro de 1992 )
Poeta húngaro vencedor do Prêmio József Attila.
Um dos poemas mais conhecidos da revolução de 1956 (Piros a vér a Pest utcán) , transmitido em 29 de outubro de 1956 na Rádio Szabad Kossuth, está associado ao seu nome.

 

Um dos retratos publicados na antologia Szépversek é uma foto

de László Csigó.

Nasceu em 1º de janeiro de 1923. Faleceu em s. 26 de novembro de 1992. (69 anos)

        poema

Seu primeiro trabalho  A terceira ferramenta

(volume do poema, 1950)

Sua obra mais importante: Sangue Vermelho na Rua das Pestes (1956). Prêmios literários Prêmio József Átila (1951, 1952).      

Ele nasceu em uma família pobre de camponeses em Nagykónyi, na fronteira dos condados de Tolna e Somogy. Ele passou os verões na vizinha Értény com seus avós maternos; ele processou suas memórias aqui em vários poemas. Em 1928, a família mudou-se para Budapeste, o pai trabalhava como diarista não qualificado no Matadouro Público. Mais tarde, a mãe abriu uma loja de especiarias.

Lajos Tamási frequentou pela primeira vez uma escola civil, onde foi ensinado, entre outros, por Géza Féja . Depois de se formar nas quatro escolas cívicas, ele continuou seus estudos na Escola Secundária Católica Kossuth em Pesterzsébet. Após a formatura, conseguiu emprego no Instituto Nacional do Seguro Social (OTI). Em 1942, candidatou-se à Faculdade de Letras para evitar o recrutamento, mas apesar de ter sido aceito, a situação financeira da família não lhe permitiu continuar os estudos. O pai de um colega conseguiu-lhe um emprego na Fábrica de Aeronaves do Danúbio, que, por ser uma fábrica militar, seus trabalhadores estavam isentos do serviço militar. Sob a influência dos trabalhadores organizados, juntou-se à Associação Húngara de Jovens Trabalhadores Comunistas (KIMSZ).

No outono de 1944, com a aproximação da frente, ele foi convocado como soldado, mas escapou antes do treinamento militar e se escondeu em um porão em Buda. Após a guerra, editou o jornal Külváros da Associação da Juventude Democrática Húngara (MADISZ) ; seus primeiros poemas foram publicados aqui. Em 1948, ingressou no Ministério do Interior como partidário, onde atuou na área da administração pública. Em 1950, após o julgamento de Rajk , ele foi desaconselhado, então se juntou à organização partidária União dos Escritores . Neste ano foi publicado o seu primeiro livro de poemas (A Terceira Ferramenta) pela Szépirodalmi Kiadó, pelo qual foi galardoado com o Prémio József Attila. Em 1953, casou-se com Magdolna Radich, que esteve ao seu lado durante toda a vida. A primeira filha nasceu em 1954 e a segunda filha em 1956.

Em 29 de março de 1956, foi substituído como secretário do partido da Associação dos Escritores. Em 23 de outubro, integrou a delegação formada pela ala reformista-comunista da Associação dos Escritores, que teria pedido ao Comitê Central autorização para as manifestações. Piros escreveu seu famoso poema “ Sangue na Rua das Pestes” no início do conflito armado. Em 27 de outubro, integrou a delegação do Sindicato dos Escritores que exigia que Imre Nagy estivesse à frente da revolução. No mesmo dia, foi nomeado vice-comissário governamental da Rádio Szabad Magyar Rádió. Em 4 de novembro, ele imortalizou a invasão soviética em seu poema “ Dia dos Mortos” e comemorou os mortos em seu poema “ Egy körúti gravecross”. Ele foi preso no dia 6 de dezembro, mas foi libertado no dia seguinte graças à intercessão de seus amigos.

De seu livro de poemas publicado em 1957 — por advertência de Béla Köpeczi - ele omite Piros a vér... e Egy körúti sírkereztre  Apesar disso, o livro não obteve a aprovação das autoridades e foi retirado das lojas, sendo o autor rotulado de “terrorista branco”. Em junho de 1957, György Aczél o chamou (junto com László Benjámin , Péter Kuczka , István Örkény) e os chamou ao arrependimento. Sua posição em Tamás tornou-se incerta; a família foi sustentada por sua esposa por um tempo. Em 1958, escreveu o poema A Csepel Expressway (Élét és Irodalom, 1958/39), no qual pensava ter reconhecido o pai numa guarda operária com um saco de arma, e afirmava: “esta arma está no lugar certo”.

Em 1960 ingressou no Csepel Művek e editou o suplemento literário do jornal da empresa Csepel . Em 1962, organizou o Clube dos Trabalhadores da Leitura, que dirigiu até 1983. Lajos Kassák , Jenő Józsi Tersánszky , Géza Féja , Péter Veres , Ferenc Erdei , József Lengyel , Gyula Fekete , Pál Szabó foram convidados do clube, entre outros. Em 1984, foi agraciado com o prêmio SZOT; após sua morte, ele recebeu a medalha memorial Imre Nagy e a medalha memorial de 1956.  Enterrado no Cemitério Farkasrét (7/5-1-25)

Seus volumes de poemas:

•       A terceira ferramenta (1950) - galardoada com o Prémio József Attila.  •        Trabalhadores (1952) - Premiado com o Prêmio József Attila. •        Canção da Juventude (1955). •   Tocha Amarga (1957). •   O Muro de Pedra Caído (1963). •        O Tormento do Ferro (1968) •        Outono Zugliget (1985). •        Homecoming (poemas selecionados, 1993) póstumo.  •       Tocha amarga. Poemas Selecionados ; Ed. László Benke; Sete Krajcár, Bp., 2005. •     Não se esqueça de quem vive. Os mais belos poemas de Lajos Tamási, autênticos guardiões do espírito de '56 ; Ed. Emőke G. Komoróczy, László Benke; Sete Krajcár, Bp., 2016. 

LUNA DE LOCOS – Revista de Poesia  Año 9  - no. 16.  Pereira, Colombia: 2007.  Dirección: Giovanny Gómez.   ISSN  1657-5717.  No. 10 839                       Exemplar biblioteca de Antonio Miranda


*
VEJA e LEIA outros poetas do MUNDO em PORTUGUÊS em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesiamundialportugues/poesiamundialportugues.html

Página publicada em agosto de 2024

 


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar